Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
Idemar Vizolli, Rita Lopes dos Santos

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 43
Data: 16-10-2013 14:00 – 17:30
Última alteração: 12-12-2013

Resumo


Este mini-curso tem como objetivo desenvolver uma sequência didática para o processo de ensino de Progressões Aritméticas. O estudo teve origem nas reflexões sobre os modos de ensinar conceitos matemáticos para que os estudantes compreendam o que estão fazendo. Tais reflexões indicam que se faz necessário pensar em metodologias de ensino que promovam discussões e reflexões acerca do que está sendo estudado. Buscou-se na literatura elementos que pudessem auxiliar na proposição de uma metodologia de ensino que prime pela análise e reflexão e, ao mesmo tempo, coloque os estudantes como sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Inspirados na metodologia da Engenharia Didática, elaboramos uma Sequência Didática composta por dez atividades as quais serão desenvolvidas pelos cursistas, organizados em equipes de até quatro componentes.

Palavras-chave: Progressões Aritméticas. Sequência Didática. Engenharia Didática.


Texto completo: PDF