Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 46
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 03-10-2013
Resumo
Este artigo apresenta contribuições para o Estágio Supervisionado de três acadêmicas do Curso de Matemática – Licenciatura, da Universidade de Passo Fundo, ao participarem do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES). Assim, objetiva relatar contribuições do programa PIBID para a formação do educador matemático, com vistas a qualificação da formação inicial desse profissional. A análise realizada para o relato de experiência, fundamenta-se nas atividades realizadas nos quatro eixos do programa, e nos estudos e reflexões das ações realizadas durante as aulas de Prática de Ensino I – Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. Os resultados dessa trajetória mostram que o PIBID qualificou o Estágio Supervisionado das acadêmicas, porque o PIBID antecipou a iniciação à docência e a possibilidade de conviver com saberes especificos do ambiente escolar. Além disso, os saberes proporcionado pelo PIBID permitem ao acadêmico aproximar os saberes da prática com os saberes da formação inicial, colaborando para a qualificação da prática docente destas acadêmicas seja como bolsistas ou estagiárias, enfatizando a importância do programa para o estágio curricular e crescimento profissional das mesmas.