Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 242
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O presente trabalho apresenta o experimento realizado em uma escola pública do município de Canoas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental que apresentavam dificuldades com o conteúdo de Frações, para tanto foram realizados estudos de recuperação utilizando uma sequência didática eletrônica. O experimento é parte da pesquisa desenvolvida para a dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática já concluída, que teve como objetivo o desenvolvimento, investigação, aplicação e avaliação de uma sequência didática eletrônica para os anos finais do Ensino Fundamental, com o tema Frações, direcionada a alunos que necessitam de estudos de recuperação. Para a validação da sequência didática construída, foi desenvolvido um experimento, com um grupo de 19 alunos, de duas turmas do 7º ano, de uma escola pública do município de Canoas, participante do projeto Observatório da Educação 2011/2014. A partir dos dados coletados no experimento foi realizada uma análise dos resultados em três perspectivas: análise geral do desempenho dos alunos, análise individual do desempenho dos alunos e a análise da sequência didática eletrônica. Nesse trabalho apresentaremos os resultados da análise geral do desempenho dos alunos. Os resultados apontam que os alunos participantes do experimento apresentaram dificuldades com os conceitos iniciais de Frações, além dos conceitos de equivalência, simplificação e comparação. E apresentaram um melhor desempenho com as operações com Frações.