Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 241
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O presente artigo procura relacionar o uso do software, planilha eletrônica conhecida como Microsof/Excel, com o ensino da Progressão Aritmética (PA) lincada à Função Afim e o ensino da Progressão Geométrica lincada à Função Exponencial. No entanto o objetivo desse trabalho não está simplesmente nos conteúdos abordados, mas pretende relacionar conceitos e ferramentas para que o aluno possa atribuir significado e construir conceitos a partir da ferramenta, nesse caso, o Excel. Trata-se de um estudo de caso com uma turma do 3º ano do Ensino Médio com 28 alunos. A partir da análise dos dados, concluímos que integrar conteúdos entre si é necessário e, em geral, exige a intervenção do professor. Também percebemos que o uso do Excel foi eficaz tanto na visualização de gráficos como na aproximação da PA com a Função Afim e da PG com a Função Exponencial.