Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
PINTANDO E BORDANDO NO ENSINO DAS FUNÇÕES
Jarbas Dionísio Camargo, Eliana Bevilacqua Salin

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 50
Data: 16-10-2013 14:00 – 17:30
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O presente trabalho propõe uma discussão acerca de uma intervenção no processo de ensino/aprendizagem de funções no primeiro ano do ensino médio. Para tanto relatamos uma atividade realizada na Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis em 2011. A referida atividade desenvolveu-se de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de matemática e educação artística, constituindo-se em construir figuras a partir do gráfico de funções, num primeiro momento foram criados desenhos em uma folha quadriculada para que em seguida fossem transferidos e bordados em uma tela, concretizando-se num quadro, objeto final do trabalho. As características matemáticas dessa atividade centram-se na construção inicial ao quadricular a folha e na exigência de serem explicitadas as equações das funções que delimitaram as figuras criadas. Já no tocante a educação artística, a atividade exigiu transferir o desenho para uma tela e em seguida bordá-la em lã, caracterizando assim uma atividade interdisciplinar envolvendo criatividade, conhecimentos de matemática e habilidades artísticas.

Palavras chaves: Estudo algébrico das funções. Construção de gráficos. Bordados em lã.


Texto completo: PDF