Tamanho da fonte:
MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO SOBRE O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 140
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O presente trabalho discute o uso do Material Concreto para o ensino de Matemática nos Anos Inicias de escolarização e foi motivado pela iniciativa de professores de uma escola do interior do Rio Grande do Sul para o trabalho conjunto com um colegiado de professores de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Busca-se identificar a percepção dos professores sobre a utilização desses materiais e conhecer suas opiniões com relação à significação e sistematização dos conceitos matemáticos que esses objetos possibilitam. Este estudo foi orientado por um processo de investigação-ação e como ferramenta de registro da pesquisa utilizou-se a filmagem dos encontros e as anotações em um diário de pesquisa. Através da análise das manifestações dos professores, verificou-se que, para a incorporação do uso do Material Concreto nos Anos Iniciais, é necessário problematizar o ensino de Matemática em espaços de formação continuada dos docentes, bem como aproximar os conceitos dessa componente curricular com os materiais do cotidiano dos estudantes.
Texto completo:
PDF