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A NECESSIDADE HISTÓRICA DA CRIAÇÃO DAS FRAÇÕES E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 43
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 26-09-2013
Resumo
Entendendo a escola como o local social privilegiado para a apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade e a matemática como parte da cultura humana, destacamos a síntese histórica do conceito matemático a ser ensinado como elemento relevante na elaboração de propostas para o ensino no âmbito escolar. Nesse sentido, é desenvolvida uma pesquisa sobre formação de professores que ensinam matemática que visa a elaboração de uma Unidade Didática para o ensino de frações nos Anos Iniciais. Relacionada a esta pesquisa, o presente artigo tem como objetivo discutir sobre a constituição histórica do conceito de frações, analisando a presença deste conteúdo no currículo escolar, visto a sua importância para a elaboração de problemas desencadeadores de aprendizagem das atividades que compõe uma Unidade Didática, pautadas na Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 1996, 2010). De acordo com a pesquisa realizada, o surgimento das frações teve origem no problema de medida quando a unidade de medida utilizada era maior que aquilo a ser medido, desta forma surge a necessidade de fracionar a unidade medida. Os registros mais antigos das frações são atribuídos aos egípcios que foram os primeiros a desenvolver uma notação para a fração baseada na sua escrita hieroglífica para os números naturais. Consideramos que o professor, ao se apropriar da síntese histórica do conceito, poderá proporcionar uma mudança de qualidade na sua organização do ensino sobre frações, que é um conteúdo considerado como relevante pelos documentos oficiais na constituição curricular da Educação Básica.
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