Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
NÚMEROS COMPLEXOS: RUMO A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Cassiano Scott Puhl

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 142
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo relata um levantamento de dados em uma instituição privada, com a finalidade de mostrar a defasagem que os alunos do Ensino Médio trazem para o Ensino Superior, principalmente os ingressantes de engenharia. Como não se tinha muitos entrevistados, se buscou pesquisas científicas que comprovassem as falas dos docentes. As pesquisas analisadas foram de Batista, Mello e Santos. Em seguida, se propôs metodologias para o ensino de números complexos, capazes de construir um conhecimento significativo, segundo Ausubel. O aluno se tornou o sujeito da aprendizagem, assim algumas metodologias são desenvolvidas conforme a disponibilidade ou a vontade do aluno, utilizando os recursos tecnológicos para preencher as lacunas deixadas pelo Ensino Médio. Finalmente, se teorizou o trabalho, defendendo as ideias de Ausubel e Piaget, mostrando que a aprendizagem deve ser construída pelo aluno, através de reflexões, análises, debates, relatando os aspectos relevantes para a aplicação efetiva destas metodologias.

Texto completo: PDF