Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGUMAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS PARA SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Joseide Justin Dallemole, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo apresenta algumas atividades didáticas para o conteúdo de Geometria Analítica, com base em algumas das Tendências Metodológicas para o ensino da Matemática, que serão implementadas em uma sequência didática eletrônica que está sendo desenvolvida para uma pesquisa de metodologia qualitativa, que visa investigar as potencialidades didático-pedagógicas de uma proposta metodológica articulada com a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e com algumas dessas Tendências Metodológicas, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, no currículo de Matemática do Ensino Médio. O estudo dessas Tendências Metodológicas ressalta importantes contribuições da integração destas às práticas docentes para o processo de ensino aprendizagem da Matemática, particularmente da Geometria Analítica, e possibilitaram o desenvolvimento de atividades didáticas que buscam diversificar a dinâmica das aulas de matemática e favorecer a aprendizagem deste conteúdo.

 



Texto completo: PDF