Tamanho da fonte:
AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O artigo contempla um estudo teórico sobre prática investigativa nas aulas de Matemática, e também parte da coleta de dados que são as entrevistas com professores de Matemática da Escola Básica que acreditam fazer uso destas práticas, e que estas proporcionam aprendizado aos estudantes quanto aos conceitos de Matemática, além de despertar seu interesse pela aula em si. Ou seja, este trabalho apresenta resultado parcial. Segundo a fala dos professores entrevistados, as aulas que proporcionam a ação do estudante, de forma que este possa investigar formas de como resolver a atividade-problema, compõem uma prática investigativa que cria um espaço de aprendizagem de Matemática primordial para a Escola Básica. Assim, a metodologia deste estudo é primeiramente bibliográfica e na sequência um estudo de caso composto por duas entrevistas de professores de Matemática da rede pública de Porto Alegre/RS, realizadas em 2013-1, em que análise se faz pelo conteúdo da sua fala articulado a teoria. O objetivo do artigo é apontar a importância de práticas docentes que priorizem a ação investigativa dos estudantes em sala de aula como forma de aprender a aprender Matemática. Esse estudo é primordial, pois articula a Escola Básica com as Instituições de Ensino Superior, articulando a teoria e a prática, e incrementa inquietações aos estudantes de licenciatura que são bolsistas deste estudo-pesquisa, sob a orientação de uma professora que aborda a Educação Matemática como um conhecimento aplicável a vida cotidiana, e valoriza a interdisciplinaridade e a apropriação das tecnologias digitais como recurso potencializador da prática investigativa.
Texto completo:
PDF