Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 50
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este artigo apresenta a elaboração e execução de um experimento que visava investigar a estrutura argumentativa e como a interação online auxilia no desenvolvimento da competência de “observar com sentido” em Licenciandos de Matemática. Este experimento propunha a análise de uma aula sobre o conteúdo de conjuntos numéricos, com as seguintes ações da professora: revisão do conteúdo; atividade para os alunos resolverem em grupos, auxilio aos grupos durante a resolução da atividade. As ações dos alunos foram: discussão e resolução da atividade; apresentação dos resultados ao grande grupo. Os licenciandos, deveriam identificar as etapas relevantes para o desenvolvimento desta aula, caracterizando a metodologia utilizada pela professora. O experimento foi analisado utilizando a estrutura argumentativa de Toulmin, dividindo os discursos em dados, justificativas e conclusões, com o intuito de compreender quais licenciandos possuíam clareza em suas argumentações. O experimento foi analisado, também, a partir de grafos de colaboração, onde foi possível perceber como a interação entre os licenciandos apoiou no desenvolvimento da competência docente de “observar com sentido”. Foi possível observar que os alunos apresentam dificuldades para entender a prática em sala de aula, no entanto, pode-se afirmar que ocorreu o desenvolvimento da competência em questão, uma vez que foi desenvolvida uma visão mais profissional de uma sala de aula de Matemática.