Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA MATEMÁTICA
Maitê Duarte, Renata Cristina Carregari

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


A abstração necessária para a compreensão de alguns tópicos matemáticos muitas vezes não é alcançada pelos alunos que apresentam deficiência visual. “As pessoas com deficiência necessitam de instruções, de instrumentos, de técnicas e de equipamentos especializados.” (Stainback 1999). Este projeto visa apresentar o multiplano como forma de auxiliar os docentes que possuem esse tipo de aluno no ensino de funções. O MULTIPLANO é um equipamento constituído de uma placa perfurada, alguns rebites e elásticos e é um recurso que se configura como elemento decisivo para entendimento e proposições de alternativas na superação de problemas vivenciados nesta área. Encontrar o erro dentro da sala de aula quando se depara com alunos com algum tipo de deficiência visual é uma questão desafiadora, pois ele pode não adaptar-se aos métodos e ferramentas utilizados pelo docente e este pode não saber como operar essas técnicas, podendo dificultar o aprendizado. O presente trabalho visa pesquisar técnicas e métodos qualitativos para auxiliar no ensino da matemática para alunos com deficiência visual com o auxilio do multiplano. Pretende-se apresentar a utilidade do multiplano para os professores empregarem com alunos que possuem deficiência visual no ensino de Funções, explorando, principalmente, seus gráficos. É, então, uma proposta de ideias aos docentes para exploração matemática do tema Funções, construção do plano cartesiano e de gráficos para alunos deficientes visuais, para os quais a visualização é muito difícil sem ferramentas adequadas. Pretende-se apresentar também, o multiplano aos alunos que não possuem a deficiência visual.

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