Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 246
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Nosso trabalho é resultado de uma pesquisa investigativa, utilizando como instrumento metodológico a avaliação diagnóstica, com o objetivo de perceber quais as habilidades e competências no ensino e aprendizagem da Matemática que foram desenvolvidas no Ensino Fundamental, e ao mesmo tempo apontar a incidência com que certos conteúdos apresentam-se como obstáculos epistemológicos para vários alunos em sua trajetória escolar, nos diversos estados do Brasil. Os Sujeitos envolvidos, foram 160 alunos, que ingressaram na primeira série do Ensino Médio da Escola SESC , no Rio de Janeiro, oriundos de todos os estados do país, nos dando uma amostra sobre o ensino e aprendizagem em Matemática nas Regiões do Brasil.
A pesquisa aponta alguns conteúdos matemáticos que apresentaram um grau de dificuldade significativo com uma incidência em comum em vários estados brasileiros e nos leva a uma reflexão sobre algumas soluções encontradas e compartilhadas no nosso espaço educacional , com o objetivo de diminuir e minimizar essas dificuldades e defasagens. Assim, homogeneizando o grupo de alunos que ingressam na primeira série do Ensino Médio com diferenças sociais, econômicas e culturais, para que [1]eles possam prosseguir no desenvolvimento cultural, preparando-se para o exercício da cidadania e inserção no mundo do trabalho.
Palavras Chaves : Avaliação. Avaliação Diagnóstica . Aprendizagem Matemática
[1] Doutorando em Ciências e Educação Matemática. .PUC-RS. alsmeduc@gmail.com
2Especialista em Ensino de Matemática. ESEM-RJ . cgregorio@escolasesc.com.br
3Especialista em Ensino de Matemátuca. ESEM-RJ. dgoncalves@escolasesc.com.br