Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E GRUPOS DE ESTUDOS: UMA DAS ETAPAS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
André Luis dos Santos Menezes

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 246
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Nosso trabalho é resultado de uma pesquisa investigativa, utilizando como instrumento metodológico a avaliação diagnóstica, com o objetivo de perceber quais as habilidades e competências no ensino e aprendizagem da Matemática que foram desenvolvidas  no Ensino Fundamental, e ao mesmo tempo apontar a incidência com que certos conteúdos apresentam-se como obstáculos epistemológicos para vários alunos em sua trajetória escolar, nos diversos estados  do Brasil. Os Sujeitos envolvidos,  foram 160 alunos, que ingressaram na primeira série do Ensino Médio da  Escola SESC , no Rio de Janeiro, oriundos de todos os estados do país, nos dando uma amostra sobre o ensino e aprendizagem em Matemática nas Regiões do Brasil.

A pesquisa aponta alguns conteúdos matemáticos que apresentaram um grau de dificuldade  significativo  com uma incidência em comum em vários estados brasileiros e nos leva a uma reflexão sobre  algumas soluções encontradas e compartilhadas no nosso espaço educacional , com o objetivo de diminuir e minimizar essas dificuldades e defasagens. Assim,  homogeneizando o  grupo de alunos que ingressam na primeira série do Ensino Médio com diferenças sociais, econômicas e culturais, para que [1]eles possam prosseguir no desenvolvimento cultural, preparando-se para o exercício da cidadania e inserção no mundo do trabalho.

Palavras Chaves : Avaliação. Avaliação Diagnóstica . Aprendizagem Matemática


[1] Doutorando em Ciências e Educação Matemática. .PUC-RS. alsmeduc@gmail.com

2Especialista em Ensino de Matemática. ESEM-RJ . cgregorio@escolasesc.com.br

3Especialista em Ensino de Matemátuca. ESEM-RJ. dgoncalves@escolasesc.com.br

 

 


Texto completo: PDF