Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013
Resumo
O presente trabalho trata da aprendizagem sobre os conceitos que envolvem conjuntos, compreender esta situação e buscar formas de melhorar o entendimento dos alunos sobre o conteúdo. O objetivo desta pesquisa norteia-se na investigação de formas alternativas do ensino da Matemática. A pesquisa foi aplicada com alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID (modalidade Educação de Jovens e Adultos), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, visando aplicação na EJA. Como metodologia, foi realizada uma oficina em torno de conjuntos matemáticos. Estudos mostram que desde muito tempo atrás o homem se preocupou em contar objetos e ter registros numéricos de tudo o que tinha e fazia, por exemplo, as suas cabeças de gado, que eram contadas através de galhos, pedras, ossos, desenhos, ou outra forma qualquer. Sabe-se que todo e qualquer conteúdo possui uma aplicação prática, e a aprendizagem é muito favorecida se esta aplicação for exposta aos alunos de forma eficiente. A proposta de ensinar conjuntos numéricos visa exatamente isso, beneficiar o aluno, fazer com que ele aprenda de uma forma mais agradável, prática e acessível. O professor tem papel fundamental neste processo, e levando em consideração que muitos dos alunos da modalidade EJA já sabem as aplicações práticas da matemática no dia-a-dia, ao apresentar a teoria aliada à prática, o aprendizado acontece de forma natural.