Tamanho da fonte:
SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM O JOGO MANKALA COLHE TRÊS: EXPLORANDO A NOÇÃO DE DIVISORES POR ALUNOS DO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de situações vivenciadas por alunos do 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos), de uma cidade do interior do estado de Pernambuco, por meio de experiências didáticas preparadas com o jogo Mankala Colhe Três. Este jogo foi produzido na UFPE pelo Projeto Rede (Projeto Rede, 2013), que visava, dentre outros aspectos, a construção de jogos matemáticos com sucata e material de baixo custo. O jogo representa uma adaptação com finalidades educacionais do jogo mankala Ouri, de modo a favorecer o trabalho com divisores de um número. Baseado na Teoria das Situações didáticas proposta por Brousseau (2008), foi feito um estudo de caso com alunos do 3º ciclo do Ensino Fundamental em que eles eram postos a jogar o Mankala Colhe Três. As partidas foram filmadas e analisadas de modo a identificar quais noções de divisores são mobilizadas pelos alunos. Um resultado interessante, percebido após as análises, foi o fato de que os alunos encontravam certa resistência em escolher uma jogada que, associada às noções de divisores, mostrava que o número 1 pode ser considerado como divisor, o que é muito curioso, já que o número 1 é divisor de qualquer outro. Uma hipótese levantada para justificar este fato é a de que, em situações práticas, a ideia de divisor está muito ligada a um número que reparte outro em partes menores, o que não acontece no caso de o divisor ser o 1.
Texto completo:
PDF