Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 344
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este trabalho discute a utilização do Multiplano como ferramenta didático-pedagógica nas aulas de Matemática contribuindo para o ensino aprendizagem dessa disciplina no aluno com deficiente visual. A finalidade deste estudo é analisar essa utilização como uma ferramenta para o auxílio do ensino de geometria. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada na pesquisa ação, que realiza estreita associação com uma ação no qual os pesquisadores e os participantes, estão envolvidos de forma cooperativa e participativa. Este estudo foi desenvolvido com três alunos deficiente visual do 3º ano do Ensino Médio, um de cada turma, do Colégio Pedro II, campus Realengo, RJ. Os alunos foram submetidos à aplicação de um teste com e sem o uso do Multiplano, abordando questões de Geometria Plana e Espacial. Os resultados obtidos apresentaram uma relevante diferenciação entre os dois momentos da avaliação. Pôde-se perceber que após o uso do Multiplano houve uma evolução muito significativa no ensino-aprendizagem dos tópicos de Geometria abordado na avaliação.