Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O ensino da Probabilidade é essencial para a formação pessoal dos alunos ao desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação, tornando-se imprescindível levar em consideração uma prática pedagógica voltada para aquisição dessas habilidades e, diante do atual cenário tecnológico, há a necessidade de um ensino que concilie o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade com as tecnologias. Assim, os objetivos deste trabalho consistem em investigar as contribuições do software Winstats para o ensino de Probabilidade através da realização de uma oficina com alunos do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFC – Câmpus Concórdia. A pesquisa desenvolveu-se em duas etapas: a primeira de caráter qualitativo, na qual os resultados foram obtidos a partir da exploração do Winstats e elaboração de uma proposta de ensino; o segundo momento teve abordagem quantitativa e os dados foram colhidos através de um questionário aplicado ao final da prática pedagógica. O Winstats é um software livre e pode ser utilizado no Ensino Fundamental, Médio e Superior, dispondo de um grande número de ferramentas. As atividades propostas visam auxiliar na compreensão, através de simulações, da definição de probabilidade como frequência relativa. Durante a oficina, os alunos se mostraram bastante interessados e as respostas do questionário permitem concluir que o programa é uma ferramenta importante para o entendimento dos conceitos de Probabilidade, assim como atividades realizadas desta forma ajudam o aluno a desenvolver habilidades e/ou competências que contemple a construção do conhecimento e uma educação para a cidadania.
Palavras Chaves: Ensino de Probabilidade. Tecnologias. Winstats. Prática Pedagógica.