Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 342
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar a dificuldade do uso do livro didático pelo aluno surdo e propor alternativas de produção de conteúdos em fonte bilíngue para ensinar matemática. Para isso, realizou-se um estudo de caso com um aluno surdo matriculado no 6º ano da Escola municipal Ulisses de Góis (Natal, RN), que estava em fase inicial de apropriação de conceitos matemáticos. Selecionou-se o livro do 1º ano de matemática (DANTE, 2008). Para a elaboração das atividades criou-se uma fonte bilíngue (Libras e Português), considerando-se alguns aspectos, a saber: i) dificuldades de aprendizagem do aluno surdo em utilizar o livro didático de matemática; ii) a importância de ensinar conceitos matemáticos básicos; iii) a relevância e a aplicabilidade dos conceitos matemáticos. Constatou-se que o ensino de matemática para surdos deve ser pautado em propostas de atividades adaptadas para atender de fato suas necessidades.