Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 55
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa cujo tema foi Cinema e Matemática, desenvolvida em uma universidade pública do Estado de Minas Gerais, com início em 2008. O ponto de partida foram leituras sobre esse tema e outros relacionados, feitas com o objetivo de buscar a efetiva utilização do cinema como recurso educativo. A pesquisa, concluída em 2010, teve como objetivo principal responder a esta questão de investigação: “De que modo os filmes, como meios de ensino, têm sido utilizados em cursos superiores?”. Chegou-se à conclusão, no âmbito da referida pesquisa, de que os pesquisados, em sua maioria, não utilizavam filmes em sala de aula como recurso didático, embora considerassem importante seu uso como meio de ensino. De fato, para a utilização do cinema como ferramenta educativa, o professor tem de descobrir nos filmes o processo de escolarização e retirar deles reflexões que instiguem o aluno a raciocinar mais profundamente, o que é a chave da utilização do cinema na sala de aula. A questão é desvendar, pois, como as aulas de Matemática podem ser favorecidas por este recurso. Assim a continuidade deste estudo é uma investigação que vai resultar em uma dissertação de Mestrado, já iniciada, em um curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática, para dar resposta à nova pergunta de investigação.