Tamanho da fonte:
A HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA COMO FACILITADOR DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 55
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Partimos da compreensão de que os conceitos de função seno e cosseno foram construídos no decorrer do processo histórico e que este processo levou séculos para significar o que hoje representa, nos parece coerente suspeitar que o conhecimento dessa história retira tais conceitos da zona de suposta abstração e falta de clareza, favorecendo a aprendizagem de tais conceitos e seus desdobramentos. Nessa perspectiva, a questão básica do presente estudo é: como o uso da História da Matemática no processo do ensino de trigonometria nas funções seno e cosseno, pode levar o aluno a ter uma aprendizagem mais significativa? O objetivo é investigar como a História da Trigonometria pode se constituir como elemento facilitador da aprendizagem das funções seno e cosseno, por parte de estudantes do ensino médio. Teoricamente, este estudo se baseia em Moreira (2011), Freire (1996), entre outros, dando destaque para o processo ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, o estudo, é de natureza quanti-qualitativa e destacamos de como o uso da História da Trigonometria ajuda na compreensão e aprendizagem das funções seno e cosseno. Essa experiência pedagógica envolveu 21 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola pública federal, localizada no município de Nilópolis/RJ.
Texto completo:
PDF