Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
OS NÚMEROS NEGATIVOS NO UNIVERSO ESCOLAR
Elias Galdino Neto, Eline das Flores Victer

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Na história dos números negativos, nós podemos observar a dificuldade de aceitação de números negativos como respostas de problemas reais vinda de matemáticos na antiguidade e as polêmica sobre sua visualização como verdadeiros números. O objetivo deste trabalho é mostrar que a formulação do conceito de números negativos passou por muitas dificuldades durantes séculos até chegar ao conceito atual. Entretanto, nós precisamos ter consciência de que os educandos do sétimo ano de escolaridade precisam ser bem trabalhados com os conceitos e as operações envolvendo números negativos, mesmo porque, muitos deles não possuem maturidade para abstrair estes conceitos e operações de forma muito rápida. Cabe ao professor buscar materiais didáticos que facilitem a aprendizagem de tais conceitos como, por exemplo, livros didáticos, calculadoras, jogos, revistas, jornais, livros paradidáticos, etc.

Palavras-chave: Números Negativos. História. Dificuldades. Educandos.


Texto completo: PDF