Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
DA AÇÃO AO CONCEITO: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO TANGRAM NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Rodrigo Sychocki da Silva, Daniela Cristina Vargas Lopes

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 140
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


A proposta do texto é apresentar o relato de uma pesquisa ocorrida na escola básica com alunos dasséries iniciais no ano de 2012. Através de um conjunto de atividades elaboradas com material concreto e digitalenvolvendo o jogo Tangram, propomos uma abordagem dos conceitos de perímetro e área de figuras planas paraos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se caracterizou por ser de caráter qualitativo e sefundamenta na teoria dos níveis de Van Hiele para justificar os avanços na construção do conhecimento pelosalunos. Ao final da investigação, disponibilizamos na internet a versão do jogo Tangram construído com oauxílio do software Geogebra e utilizado durante a realização do trabalho.

Texto completo: PDF