Tamanho da fonte:
NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Marie Curi
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Oartigo é um estudo teórico e prática (estudo de caso) sobre aspráticas docentes que contemplam a ação investigativa através deatividades-problemas que possibilitem os estudantes nas aulas deMatemática Financeira construir os conceitos valendo-se das suasexperiências. Este estudo é realizado com estudantes do ensinosuperior - tecnólogo do IFRS - Campus Porto Alegre com a finalidadede melhorar a qualidade da Educação Matemática Financeira dosestudantes, e está articulado a uma pesquisa-ação, pois estaoportuniza a transformação da prática docente e o desenvolvimentocrescente da autonomia dos estudantes, em que se analisa o conteúdodas falas e resoluções dos estudantes. Assim, o objetivo desteartigo é refletir sobre conceitos teóricos e práticos que versãosobre as práticas investigativas em Matemática. Aponta-se comoresultados parciais que a forma de mobilizar os estudantes aparticipar das aulas de Matemática Financeira é viabilizaratividades investigativas em que o diálogo entre professor eestudantes, e estudantes entre si é primordial; e ainda aapropriação das tecnologias digitais online é bem aceita erecebida pelo professor e colegas, como recurso atrativo ao processode aprender a aprender Matemática.
Texto completo:
PDF