Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DOS TRADUTORES/ INTÉRPRETES DE LIBRAS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS: QUALIFICANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS
Nádia dos Santos Gonçalves Porto, Daniel Duarte Silveira

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 53
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo tem como objetivo geral investigar o processo de construção/elaboração de sinais da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS específicos para a área das Ciências Exatas, e seus efeitos na atuação dos Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais - TILS e, consequentemente, na aprendizagem escolar dos alunos surdos. Os objetivos específicos dessa pesquisa são: investigar junto aos professores quais suas participações na construção desses sinais; verificar junto aos TILS como eles percebem e realizam o processo de elaboração de sinais; questionar aos alunos surdos se e como eles estão inseridos nessa construção e se todo esse processo está sendo relevante para a aprendizagem. Dessa forma, por meio da experiência de atuação como Tradutor Intérprete de Libras (TILS) em turmas inclusivas de magistério e Ensino Médio no Colégio Municipal Pelotense (CMP), relata-se as dificuldades de tradução/interpretação na disciplina de Matemática. Afinal, nessa área, como em outras disciplinas pertencentes à área das Ciências Exatas, não existem sinais específicos para traduzir a linguagem matemática tornando difícil a atuação desse profissional.

Texto completo: PDF