Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
INTEGRAL DEFINIDA: UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA O PROFESSOR
Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Luis Gustavo Longen, Francielle Kuerten Boeing

Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Marie Curi
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) tem um papel importante nas primeiras fases da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Matemática e diversos cursos das áreas de ciências exatas e afins, pois fornece ferramentas fundamentais para a interpretação e resolução de problemas. As integrais, por exemplo, têm uma grande aplicabilidade e importância nos cursos universitários. No entanto, na mesma proporção de sua importância, grandes dificuldades têm sido enfrentadas por docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo. Um dos principais motivos é encontrar aplicações relacionadas à formação que possam, de fato, contribuir para uma aprendizagem significativa.  Portanto, o principal objetivo deste trabalho é propiciar aos professores de Cálculo um recurso didático para o ensino da integral mediado pela tecnologia. Este recurso é fruto de uma pesquisa sobre o estudo da integral definida: uma abordagem de Arquimedes à Lebesgue que está sendo desenvolvida no departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Texto completo: PDF