Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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DISCALCULIA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS
Leticia da Silva Pimentel, Isabel Cristina Machado de Lara

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 342
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Esse artigo apresenta resultados parciais advindos de uma pesquisa em desenvolvimento que trata das produções acadêmicas publicadas no Brasil, nas últimas décadas, que tomam como tema de estudo dificuldades específicas na matemática, em particular a discalculia. Pretende verificar o estado da arte dessas produções, o modo como conceituam diferentes transtornos e quais as contribuições que trazem, em particular, para os professores dos Anos Iniciais. Por meio da busca ao Banco de Teses disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), apresenta um mapa com a frequência dessas produções no período de 1990 a 2012. Utilizando como termos de busca distúrbios de aprendizagem na matemática e discalculia. Apresenta uma categorização dos diferentes modos de conceituar esses distúrbios destacando que a maioria das pesquisas são desenvolvidas acerca dos distúrbios de aprendizagem na matemática ou de aprendizagem na linguagem, além daquelas que tratam do distúrbio da atenção, do transtorno do processamento auditivo e do distúrbio de aprendizagem, ou apenas de uma avaliação psicológica. Destacam onze produções específicas sobre discalculia, escolhidas para análise integral no segundo momento da pesquisa.

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