Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE MIDIAS DIGITAIS NA AULA DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES
Edmo Fernandes Carvalho, Luiz Márcio Santos Farias

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


A didática da matemática, enquanto tendência da educação matemática tem investido na elaboração de conceitos e teorias compatíveis com a especificidade educacional do saber, tanto em nível teórico, como em nível experimental da prática pedagógica. Por este motivo que as referências teóricas da didática da matemática constituem ferramentas necessárias no desenvolvimento de pesquisas que objetivam fundamentar, compreender e interpretar os fenômenos do ensino e aprendizagem. Neste artigo, centramos uma atenção particular na teoria das situações, desenvolvida por Guy Brousseau (1986), por ter permitido a realização de estudos de objetos matemáticos, como volume de poliedros, utilizado o ambiente webquest. Esse é, portanto, um trabalho que se utilizou da metodologia clinica para investigar a prática de um professor e dos estudantes do 9º ano de uma escola municipal de Camaçari, Bahia, que é parte integrante de uma pesquisa maior - o observatório de praticas – desenvolvida no Laboratório de Integração e articulação entre pesquisas em Educação Matemática e Escola - LIAPEME. O trabalho revelou que a construção de situações adidáticas para o ensino de matemática pode garantir ao aluno um papel ativo no seu processo de aprendizagem, defrontando-o com objetivos e encaminhamentos bem definidos, através dos quais a construção de conhecimentos acontece considerando uma mediação reduzida do professor na tentativa de garantir ao aluno uma aprendizagem mais significativa.

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