Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 04-10-2013
Resumo
O processo de ensino tem apresentado variâncias em sua forma e metodologias na tentativa de motivar e efetivar o aprendizado dos saberes. Neste contexto educativo surgem cada vez mais ferramentas que podem propiciar diferentes cenários para a aprendizagem dos conteúdos científicos, gerando possibilidades diversas na formação da aquisição e (re) construção de conhecimentos. Os objetos virtuais de aprendizagem (OVA´s) fazem parte desta nova tendência, afastando-se de modelos tradicionais e arraigados à formação inicial dos professores até então. Mesmo sofrendo críticas constantes, essas ferramentas fazem parte de um arsenal que pode colaborar com os novos moldes e trazer algum benefício à aprendizagem. Espera-se, por meio deste trabalho, poder contribuir de modo relevante com questões relacionadas com a aprendizagem da Matemática em cenários diferenciados, visto que, tal modalidade está se proliferando no âmbito educacional. Logo, preconiza-se buscar contribuições referentes ao ensino da Matemática e suas tecnologias, fomentando reflexões significativas com os nossos pares, além de apresentar um objeto virtual de aprendizagem da Matemática, construído durante o curso de Licenciatura em Análise de Sistema da Informação na FATEC - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – SP e aprimorado durante o curso de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa – PR e que, futuramente, podem colaborar com a socialização de saberes matemáticos, bem como a propagação e o incentivo das tecnologias da comunicação e informação em outros cenários educacionais.