Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A MODELAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA LEITORA PARA A COMPREENSÃO DOS OBJETOS MATEMÁTICOS
Pablo Jovellanos dos Santos Lima, Claudianny Amorim Noronha

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 52
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 10-09-2013

Resumo


Realizar leituras significativas que possibilitem melhores compreensões sobre os objetos matemáticos não é uma tarefa fácil de ser executada. Pensando neste aspecto desenvolvemos uma pesquisa investigativa, em nível de mestrado, entre os anos de 2009 e 2012, com turmas de alunos do ensino fundamental II, buscando melhor entender este processo de compreensão leitora. Para isso, estabelecemos algumas metas, sendo uma delas: a construção de uma proposta de ensino, com aplicação nestas turmas, constituída por atividades de modelagem matemática e de leitura, que pudesse estabelecer tal compreensão. Este artigo apresenta algumas reflexões nossas produzidas no âmbito desta pesquisa, relacionadas à capacidade que a modelagem matemática possui para desenvolver, aprimorar e potencializar a proficiência leitora de um sujeito para a compreensão da linguagem matemática. (CAPES/INEP – Observatório da Educação - ED. 038/2010 – UFRN: CE-PPGED/CCHLA-PPGEL/CCET-PPGECNM – 2011-14|Grupo CONTAR).


Texto completo: PDF