Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
TENDÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA REVELADAS NOS ANAIS DOS EDUCON’S (2007-2012)
Marcelo Santos Silva, Denize da Silva Souza, Valdecí Josefa de Jesus Santos

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 203
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 04-10-2013

Resumo


Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar as atuais tendências didático-pedagógicas no ensino de Geometria, em trabalhos publicados em Sergipe no período de 2007 a 2012; além de identificar os pressupostos teórico e epistemológico vem subsidiando essas publicações. A partir da questão orientadora - Quais tendências do ensino de Geometria aparecem nos Anais do Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade (EDUCON)? - a pesquisa teve cunho bibliográfico, centrada na análise descritiva dos seis EDUCON's (2007 a 2012), cujo objeto de consulta foi os resumos ou textos completos. A principal referência foi Andrade (2004) que sistematizou uma classificação de tendências didático-pedagógicas acerca desse ensino, a partir dos Anais dos ENEM’s. De igual modo, buscamos fazer uma análise do maior evento na área educacional de âmbito internacional no estado de Sergipe, na qual foi possível identificar nos trabalhos publicados nesse evento, duas categorias para o ensino de Geometria: Geometria Experimental e Geometria em Ambiente Computacional, nesta última, a emergência de softwares livres. Também podemos destacar que nos EDUCON's, as publicações referentes ao objeto em estudo, ainda se apresentam muito incipiente.


Texto completo: PDF