Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA POR ALUNOS DO 8º ANO
Willian Damin, Guataçara dos Santos Júnior, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Maria de Fátima Mello de Almeida

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 52
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


As medidas de tendência central podem auxiliar na análise de dados e se tornam indispensáveis. Visto que a média aritmética seja a medida de tendência central mais utilizada, esta pesquisa teve por objetivo diagnosticar  os conhecimentos adquiridos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede particular de ensino em relação aos conceitos de média aritmética. Para alcançar o objetivo foi aplicado junto a eles um teste contendo cinco questões sobre essa temática. Observou-se que esses alunos não apresentam uma compreensão adequada no que diz respeito à media aritmética. A formação dos professores e o trabalho de forma não contextualizada podem ser um dos fatores para o ensino não satisfatório de Estatística.

Texto completo: PDF