Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
APRENDENDO POLINÔMIOS UTILIZANDO O ALGEPLAN: UMA PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Vaneila Bertoli

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente artigo aborda uma breve descrição sobre algumas questões importantes para a prática educacional matemática. Esta pesquisa consistiu em analisar o potencial didático de uma atividade pratica experimental com o uso do Algeplan. Desenvolvido com uso de materiais recicláveis, ou de baixo custo, cujo objetivo é auxiliar no processo de ensino de Polinômios para o 8 ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se da Teoria da aprendizagem significativa com delineamento da pesquisa, e com a hipótese de que a utilização de uma atividade experimental, nas aulas de matemática, poderá favorecer a aprendizagem significativa nos alunos. A pesquisa utilizada será de cunho qualitativa bibliográfica, com referencial em livros e artigos sobre o assunto, e relato de experiência pois o projeto foi aplicado.  Com este trabalho pretende-se dar subsídios aos docentes da área de matemática, para que possam utilizar esta estratégia no ensino de polinômios, descrita através da prática do Algeplan, além disso, servirá de apoio pedagógico aos profissionais da área que queiram utilizar a aprendizagem significativa, teoria de Ausubel, em sua prática. A álgebra será abordada enquanto conteúdo e também apresentada num breve relato histórico de sua construção, pois cremos que quando utilizamos a história ligada ao conteúdo, tornamos a aula mais significativa e envolvente para o estudante.  O artigo não apresenta um plano de aula, mas contempla uma atividade aplicada em sala de aula, que está descrita de modo mais geral, pois os planos de aula seriam muito extensos, tal sequência pode ser adequada a cada realidade.


Texto completo: PDF