Tamanho da fonte:
MATEMÁTICA, LÚDICO E GEOGEBRA: INTEGRAÇÃO A FAVOR DE ENSINAMENTOS E APRENDIZAGENS DIVERSAS
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 140
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
A efetivação do aprendizado está relacionada à apreensão de significados dos conteúdos ensinados e, os mesmos não podem ser desconectados da realidade dos sujeitos que irão construir esses saberes. O professor é fundamental na transmissão e apropriação de conhecimentos e por meio de mediações e metodologias facilitadoras da aprendizagem contribuem para o desenvolvimento do aluno, conduzindo à aquisição de conceitos. Neste sentido, os recursos didáticos têm recebido atenção especial pelos estudiosos preocupados com a Educação. Na Matemática, tem-se buscado ferramentas tecnológicas que contribuam com a aquisição de aprendizagens. Dentre elas, destaca-se o Geogebra, um software livre e de simples utilização. O objetivo desse trabalho é apresentar atividades que envolvam conceitos, conteúdos e ensinamentos da Matemática de maneira a interagir com o uso das Tecnologias da Informação. Por meio dessas atividades e do aplicativo, apresentar-se-á um CD com os temas abordados que poderá servir de referência às instituições e professores do Ensino Fundamental e Tecnológico, originando parcerias e trocas de experiências. Além disso, pretende-se oferecer um curso para os professores da Rede Municipal de Ourinhos-SP que possibilite a apropriação dos saberes e habilidades referentes ao programa e, conseguintemente, trabalhar, de modo interdisciplinar e motivador, com as atividades criadas no CD que contemplam músicas, histórias e a ludicidade colaborando com o desenvolvimento de propostas de ensino, conteúdos do currículo matemático e suas ramificações.
Texto completo:
PDF