Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 43
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 17-10-2013
Resumo
Neste trabalho, optamos em realizar um ensaio teórico e escolher os livros referentes à disciplina Matemática do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II, cuja finalidade é a formação continuada de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas do país. A partir do material que constitui a disciplina Matemática, apresentamos um recorte da análise do primeiro caderno de teoria e prática (TP1). Os demais apresentam a mesma estrutura, com a diferença nos conteúdos matemáticos. A base teórica desta análise respalda-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, 1998) e no pensamento de Chevallard (1991, 1999), pelas teorias da Transposição Didática (TD) e do Antropológico do Didático (TAD). A partir do livro analisado, foi possível verificar que há articulação entre os pressupostos, cuja abordagem metodológica é a resolução de problemas.