Tamanho da fonte:
OFICINAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES- EXPLORANDO A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 48
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 17-10-2013
Resumo
Este texto caracteriza-se em um recorte da pesquisa realizada com alunas em formação no Magistério em nível médio (Curso Normal), cujo foco central foi analisar práticas pedagógicas sobre qual o sentido do uso de maquetes no ambiente escolar, a partir do olhar de professores em formação. Na sua estrutura, iniciamos com uma abordagem bibliográfica acerca dos conceitos sobre transversalidade, transdisciplinaridade e modelagem matemática a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática (BRASIL, 1997) e Temas Transversais (BRASIL, 1998) e outros autores. Em sequência, buscamos apresentar o tratamento dos dados, ao analisarmos o objeto de pesquisa: qual o sentido de trabalhar com maquetes em turmas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Os resultados coletados nas oficinas demonstraram que os alunos, a partir das atividades práticas, conseguem compreender e reconstruir conceitos matemáticos que anteriormente já deveriam ter sido assimilados.
Texto completo:
PDF