Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar as concepções dos professores sobre o ensino de Geometria a partir da participação na oficina intitulada “A Geometria também está em casa”. Proposta no âmbito do Programa Novos Talentos: Ciência, Universidade e Escola: Investindo em Novos Talentos, desenvolvida por professores e acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e realizada em escolas de diferentes municípios parceiros. Para tanto, a cada nova oferta da oficina, essa era replanejada e adaptada de acordo com o que era percebido junto com cada grupo de professores que participavam dos encontros, e, portanto, nesse estudo a análise será feita a partir da prática desenvolvida com professores de um dos municípios do extremo sul do estado do Rio Grande do Sul no segundo semestre de 2012. Partindo desse contexto, analisamos a concepção dos professores acerca do ensino de Geometria, a partir de um questionário aplicado aos professores participantes, a fim de que eles apontassem não só as dificuldades apresentadas ao ensinar Geometria, mas também pelos alunos em aprender esse conteúdo. Assim, por meio desses relatos, estabelecemos reflexões sobre essa temática, apoiada aos pesquisadores que mostram a importância da Geometria como ferramenta cotidiana e como se relaciona a partir do ponto de vista educacional. Essa análise oportunizou também refletir sobre a nossa formação enquanto acadêmicos e professores da Universidade, a respeito de como elaborar propostas pedagógicas, a fim de incentivar a prática docente na busca de alternativas para o desempenho no ensino de Geometria e na possibilidade de aplicações futuras.