Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 140
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Neste relato pretendemos apresentar uma sequencia didática, a qual já foi aplicada em escolas parceiras do projeto "Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação as Ciências" - OBEDUC5, cuja execução é feita pelos bolsistas6, na qual se percebeu a necessidade do trabalhar com atividades elaboradas a partir da realização de Simulados da Prova Brasil. Com os simulados foi possível identificar em quais descritores de Matemática os alunos possuem mais dificuldades. Apresentamos tais atividades fazendo uso de diferentes abordagens metodológicas tais como: jogos matemáticos, resolução de problemas e investigações matemáticas, por considerar que oportunizam aos alunos a interação necessária no ato de ensinar e aprender. Como relevância desse trabalho indicamos um novo olhar dos alunos sobre a aprendizagem matemática que passa a ser vista como "possibilidade e desafio aos que se dedicam a pensar e utilizar estratégias".