Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
EXPLORANDO O MUNDO DAS EQUAÇÕES: APRENDENDO EQUAÇÕES DE 1ºGRAU POR MEIO DE JOGOS COMPUTACIONAIS
Lutiele Machado Godois, Cristiane da Silva Stamberg, Filipe Sarmento Barreto

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O pôster pretende apresentar uma nova prática pedagógica no ensino e aprendizagem da matemática através da utilização de um jogo educativo computacional denominado: Explorando o mundo das Equações. Esse instrumento de ensino digital tem como objetivo auxiliar no ensino de equações de 1º grau nas aulas de matemática, tornando assim um novo método a ser utilizado pelos professores para favorecer a assimilação de novos conhecimentos aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Ensinar matemática por meios de jogos, além de ser mais lúdico, desperta o interesse e aumenta as habilidades lógicas do aluno e facilita na produção de conhecimentos mais ligados ao cotidiano, ou seja, pode ser considerada uma forma mais atraente de ensinar problemas, fascinando, dessa maneira, os discentes e favorecendo assim o desenvolvimento de novos métodos para chegar à solução de problemas formulados pelo professor. Contudo este é o objetivo principal do jogo educativo apresentado nesse resumo, auxiliar professores a ensinar equações de uma forma diferenciada e lúdica e mostrar aos alunos que a matemática e equações podem ser aprendidas de uma forma mais dinâmica e fascinante.

Texto completo: PDF