Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 146
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa em andamento e objetivamos, através de um projeto de ensino, analisar a relevância do ensino dos conteúdos básicos da Matemática na escolarização e na formação profissional. O campo empírico da pesquisa é o CIEP 377 Carmen da Silva, localizado no Município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense-RJ. O universo dos sujeitos da pesquisa é formado pelos alunos da turma do nono ano do Ensino Fundamental do referido CIEP e três profissionais residentes no mesmo município e que exercem suas atividades profissionais em diferentes instituições. Para refletir sobre as dificuldades dos alunos diante do aprendizado de Matemática buscamos auxílio nas ideias de Lima (1995), D’Ambrósio (1999), Paro (1999), Freire (2005), Moreira (2000), entre outros. Como morador e inserido profissionalmente na mesma região como professor, observamos que os alunos do CIEP, enquanto pessoas jovens que almejam ocupar um espaço no mercado de trabalho, não têm conseguido atingir o seu tão anunciado objetivo com sucesso, entre várias causas, atribuímos as restritas informações sobre as possibilidades profissionais existentes e como a matemática, dentre outras disciplinas, pode contribuir para a sua inserção no mercado de trabalho. As restritas informações, ao nosso ver, têm gerado e intensificado o alijamento social dos alunos.