Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO FORMAL PARA A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO NO ENSINO MÉDIO
Mariana Lima Duro, Giseli Verginia Sonego, Ana Queli Mafalda Reis

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 53
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


A presente pesquisa sintetiza as conclusões obtidas em um estudo que busca compreender a psicogênese do pensamento combinatório numa perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Analisa-se os mecanismos utilizados por estudantes do ensino médio na resolução de situações experimentais de análise combinatória, no intuito de compreender como esta noção é construída. O pensamento dos sujeitos é analisado ressaltando suas semelhanças, enquanto estruturas de raciocínio, na construção das possibilidades sugeridas no problema. Acredita-se que alguns métodos escolares possam prejudicar a construção do raciocínio formal, justificando as dificuldades dos jovens em compreender seus mecanismos. A metodologia da pesquisa baseia-se no método clínico, com a aplicação de experimentos combinatórios que possibilitem ao estudante criar generalizações acerca deste conteúdo. Uma das características do pensamento formal é a capacidade de operar com o possível, não apenas com o real observável, podendo o raciocínio combinatório identificar o grau de formalidade que caracteriza o pensamento atual do sujeito. Observa-se que os estudantes do Ensino Médio entrevistados para este estudo, mesmo estando em diferentes faixas etárias, constroem esta noção de maneira gradual e estruturalmente semelhantes, caracterizando três diferentes níveis de pensamento, até a construção do pensamento formal necessário (embora não suficiente) para a compreensão da Análise Combinatória.

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