Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
CONCEITUANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA POESIA
Maiane Bernardi, Lurdes Eliane Rothmund Bolfe

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O presente trabalho se refere a uma atividade desenvolvida com alunos da sexta série de uma escola pública localizada no município de Ipumirim, SC. Objetivou-se propiciar aos alunos a compreensão de que a matemática não se restringe a fórmulas e números, mas que se constitui um campo de saber possível de ser conceituado, interpretado e relacionado com outras áreas do conhecimento. Para atingir tal objetivo nos propomos a desenvolver a construção de um dicionário de matemática através de poesias, uma forma artística de expressão. Através de leitura de poesias levadas para a sala de aula, os alunos destacaram as palavras que estabeleciam alguma relação com a matemática e cujo significado era desconhecido por eles. A partir delas, os alunos construíram seus próprios dicionários descrevendo seu significado das palavras com o apoio de materiais de pesquisa como dicionários e livros didáticos de matemática. Percebeu-se a importância da atividade, pois os alunos puderam desmistificar a ideia de que a matemática é uma ciência complexa, composta apenas de números. Entenderam que ela pode ser descrita e que pode ser até poesia. Além disso, aprenderam o significado de muitas palavras matemáticas que anteriormente ignoravam e que auxiliam notoriamente na compreensão dos conteúdos matemáticos.

Texto completo: PDF