Última alteração: 12-02-2014
Resumo
O texto propõe-se a refletir sobre as relações existentes entre a transposição didática e o processo ensino-aprendizagem, em conjunto com a prática docente reflexiva. Tem como objetivo, analisar as possibilidades de realização da transposição didática no ensino de equações do 2º grau, interligando-as com a docência. Sendo que a transposição didática é um fenômeno amplamente discutido como um novo paradigma no ensino de matemática, pois pressupõe o conhecimento da evolução das ideias em matemática, estando associada à aplicação de conhecimentos anteriores para a aprendizagem de um novo conceito. A partir de um levantamento bibliográfico, pode-se dizer que a aprendizagem matemática ganhou novos rumos após a aplicação prática dos conceitos de transposição didática em sala de aula, demonstrando que o professor reflexivo que sabe modelar/adaptar a transposição didática conforme sua realidade de sala de aula é capaz de proporcionar uma construção sólida dos conteúdos, de maneira contextualizada, aliada a ação consciente dos alunos acerca das atividades propostas.
Palavras Chaves: Transposição didática. Educação financeira. Ensino-aprendizagem.