Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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A MATEMÁTICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NA PROPOSTA CURRICULAR: A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINA
Senhora Rosmari Bortolini Schmidt

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Os Parâmetros são as diretrizes que orientam a educação no país, criados pelo Governo Federal. Nele são trabalhados os objetivos de cada disciplina, sua função e aplicação social, como ocorre o processo de seleção e organização dos conteúdos, além da avaliação do processo de ensino aprendizagem dos educandos e da prática do educador. O mesmo foi formulado há mais de uma década, porém, ainda é pouco conhecido ou utilizado pelo educador. Muitos professores da área da Matemática ainda não realizaram uma leitura mais detalhada do mesmo, utilizando-se de seu conteúdo para o embasamento teórico de sua prática pedagógica no ensino da matemática. Desta forma, o presente trabalho traz uma reflexão sobre a experiência da atividade docente na área da Matemática em escola pública estadual no estado de Santa Catarina, buscando nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997; 1998a, 1998b), especialmente os de Matemática para o Ensino Fundamental, séries finais e na Proposta Pedagógica de Santa Catarina (SANTA CATARINA, 1998), documentos importantes para a prática pedagógica. Por meio do estudo bibliográfico, o relato apresentando deixa claro a necessidade de que o educador matemático norteie seu trabalho diário por estes aparatos legais, fazendo com que as concepções do ensino de Matemática e de educação ali descritos, tomem forma e corpo na escola, fazendo da Matemática uma ciência que promova, efetivamente, a formação de cidadãos críticos, reflexivos e habilitados a viver nas sociedades complexas atuais.

 

Palavras-chaves: Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Matemática. Ensino Fundamental séries finais. Proposta Pedagógica de Santa Catarina

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