Tamanho da fonte:
UM LEVANTAMENTO DE DISPOSITIVOS TOUCHSCREEN VOLTADOS AO APRENDIZADO MATEMÁTICO
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 04-10-2013
Resumo
Os recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios àeducação matemática. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveispropicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre osimpactos causados pelas mudanças. Nesse artigo apresentamos um levantamento dedispositivos com manipulação touchscreen que podem ser direcionados para osprocessos de ensino e aprendizagem de Matemática. O levantamento foi emrepositórios disponíveis na web, noperíodo de novembro de 2012 a maio de 2013. Verificamos que os dispositivos sãode dois tipos: aplicativos (APPs) e softwares. Observamos, também que, do materialmapeado, predominou a temática referente à Geometria em se tratando dossoftwares e à Álgebra, nos aplicativos. Nossacartografia serve como ponto de partida e podeauxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção desse tipo dedispositivo em novas práticas educativas. Acreditamos que a análise futuradas potencialidades de cada dispositivo possibilitaráa elaboração de atividades investigativas com condições para odesenvolvimento de um ambiente que forneça elementos para um novo aprendizadomatemático.
Texto completo:
PDF