Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT
Vinicius Machado Pereira dos Santos

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 142
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


RESUMO: As reflexões sobre uma proposta de formação de professores do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática da UFMT se referem a pesquisa que vem sendo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECEM -, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. A pesquisa analisa a produção científica – as ciências – em termos do tratamento dado por autores como Bruno Latour, considerando ainda os processos históricos de constituição dos campos disciplinares científicos e escolares, lançando mão de estudos de pesquisadores como Claude Blanckaert, David Kelly, Jean-Louis Fabiani, André Chervel dentre outros. A partir desse ferramental teórico-metodológico, o trabalho analisa uma proposta de formação interdisciplinar presente no curso realizado de forma experimental, no período de 2003 a 2007, no Campus de Cuiabá, da Universidade federal de Mato Grosso. O curso foi ofertado para professores em exercício da rede estadual de Educação de Mato Grosso, sem a formação nas áreas de Física, Matemática e Química. Participaram professores de todas as regiões do Estado de MT. A investigação norteia-se pela seguinte indagação: em que medida a experiência didático-pedagógica de formação de professores realizada na UFMT avança em termos de concepção de uma proposta interdisciplinar?

Palavras-chave: Disciplina Acadêmica. Disciplina escolar. Interdisciplinaridade. Formação de professores.

Temática do Artigo: Formação de Professores que Ensinam Matemática


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