Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 148
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Resumo: A formação inicial de um professor de Matemática requer atenção especial por parte de seus formadores. Pensando neste quesito, professores extensionistas, do curso de Matemática – Licenciatura, da Universidade de Passo Fundo, sediada em Passo Fundo RS, integrantes do Projeto de Extensão Integração da Universidade com a Educação Básica, em sua modalidade oficinas matemáticas, apresentam considerações e ponderações relativas a ações realizadas junto a escolas de Educação Básica dos municípios de Passo Fundo e Carazinho - RS, as quais objetivam auxiliar o acadêmico, em sua formação inicial. É abordada a importância da realização de um conjunto de ações que oportunizem a participação, do acadêmico da Licenciatura, em atividades que potencializem a relação de ensino e de aprendizagem, que propiciem sua integração e participação efetiva na sociedade, e em especial lhes possibilitem a inserção no contexto escolar, propiciando experiências docentes relevantes à sua formação específica. São apresentadas algumas considerações que contemplam a visão do aluno a respeito das contribuições de sua participação, como bolsista de extensão no projeto, para a sua formação profissional. É considerada ainda, a contribuição do Projeto para a formação dos alunos da Educação Básica das escolas públicas envolvidas no processo, uma vez que as atividades propostas possibilitam o esclarecimento de dúvidas, de modo a ajudá-los a superarem suas dificuldades de aprendizagem em matemática.