Tamanho da fonte:
GINCAMAT: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
O presente relato tem por objetivo socializar uma experiência desenvolvida pelos bolsistas do PET - Matemática, acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Bento Gonçalves, envolvendo alunos do 8º e 9º ano da Rede Pública. A experiência refere-se à elaboração e aplicação de uma gincana matemática, denominada GincaMat. A mesma fez referência à uva e o vinho, produtos típicos da região e tinha por intuito motivar os alunos para esta disciplina, utilizando jogos na substituição de cansativas listas de exercícios de fixação, cujo objetivo é a memorização e aplicação de fórmulas. Para finalizar, concluímos que a experiência foi exitosa, considerando tanto os conteúdos abordados, quanto o nível de aprendizagem dos discentes. Além disso, percebeu-se que a utilização de jogos e atividades lúdicas permite que o professor torne as aulas mais dinâmicas, possibilitando uma maior participação e envolvimento entre aluno/aluno e aluno/professor, o que propicia ao professor uma melhor percepção das dificuldades específicas de cada aluno.
Texto completo:
PDF