Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE ANÁLISE DE ERROS EM ÁLGEBRA
Thaísa Jacintho Müller, Helena Noronha Cury, José Valdeni de Lima

Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Marie Curi
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Na investigação, aqui parcialmente relatada, pretende-se analisar erros em Matemática básica, cometidos por alunos calouros da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, na resolução de um teste de sondagem aplicado na primeira aula da disciplina, em sete turmas, em um total de 333 estudantes. Com base nos pressupostos da Pesquisa Baseada em Design e nas ideias de David Tall para imagem do conceito e definição do conceito, pretende-se, a partir dos erros detectados, criar um objeto de aprendizagem. Sua utilização no Laboratório de Aprendizagem da Instituição na qual foi realizada a pesquisa, pode auxiliar os estudantes a superar suas dificuldades com relação à propriedade distributiva, que parece ser o principal obstáculo à resolução de equações que envolvem multiplicação de binômios.

Texto completo: PDF