Tamanho da fonte:
ANÁLISE DE ERROS NO ENSINO DA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM UMA VARIÁVEL PARA O SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 12-12-2013
Resumo
O erro no ambiente escolar sempre foi concebido, historicamente, como algo indesejado. Porém, acredita-se que é possível modificar as práticas escolares e mudar a ideia do erro: de um indicativo para o fracasso escolar, para um indício sobre as reais condições e níveis de aprendizado dos alunos. Assim, a investigação teve caráter qualitativo e procurou verificar a possibilidade de, por meio da análise dos erros cometidos pelos alunos, desencadear um processo de intervenção didática no ensino de equações do 1º grau. O objetivo geral foi apresentar um tratamento diferenciado aos erros dos alunos, para subsidiar a busca de recursos didáticos, estratégias e metodologias de ensino que considerasse o saber pensar e o saber fazer dos alunos. Por englobar diferentes conceitos e conhecimentos prévios matemáticos e por introduzir a linguagem algébrica, elegeu-se o conteúdo “Equações do 1º grau”. O trabalho desenvolveu-se com turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Uberlândia, a partir de uma avaliação diagnóstica, onde foram identificados os erros dos alunos. Com a análise desses erros, realizaram-se intervenções, utilizando a Metodologia da Resolução de Problemas e, como estratégias e recursos didáticos: aula expositiva dialogada, lousa interativa, softwares de simulação e animação e fichas com exercícios. Os resultados permitem afirmar que a análise de erros no processo de ensino e aprendizagem em matemática é um recurso importante para o docente, no que se refere à escolha de metodologias adequadas à sua prática, e para o aluno que, na busca do acerto, constrói o seu conhecimento.
Texto completo:
PDF