Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 52
Data: 16-10-2013 14:00 – 17:30
Última alteração: 22-09-2013
Resumo
Desde a década de 1980, por ocasião da publicação da “An Agenda for Action: Recommendations for School Mathematics of the 1980’s”pelo National Council of Teachers of Mathematics - NCTM vem se ressaltando a importância da Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. No entanto, tal prática ainda se configura tímida em sala de aula. Além disso, quando existe, não é totalmente explorada. O objetivo deste minicurso é fazer um resgate da teoria da Resolução de Problemas, salientar sua importância bem como, por meio de exemplos práticos, mostrar possibilidades de uma utilização mais dinâmica dessa proposta em sala de aula. Visa também instigar e motivar que os professores possam adaptar suas aulas e inserir a Resolução de Problemas Matemáticos em seu quotidiano de forma a tornar mais interessantes aos educandos essa prática, contribuindo assim para um melhor entendimento da Matemática escolar. Por fim, procura-se evidenciar alguns equívocos durante uma aula envolvendo Resolução de Problemas e que acabam influenciando no desempenho dos estudantes.